A escolha do título deste trabalho obedece a um critério que reúne ensaios compreendidos entre o Gótico final e o primeiro maneirismo, ou maneirismo experimental. Partimos da análise da pintura de cavalete deste período, através do exame de escolas e...
More
A escolha do título deste trabalho obedece a um critério que reúne ensaios compreendidos entre o Gótico final e o primeiro maneirismo, ou maneirismo experimental. Partimos da análise da pintura de cavalete deste período, através do exame de escolas e pintores, para, em seguida, elaborarmos um estudo iconográfico e estilístico de quarenta e oito obras significativas e de fácil acesso ao leitor.
As pinturas foram seleccionadas de modo a formar um grande retábulo imaginário, com a narrativa sequencial de um ciclo da iconografia cristã ou de um mistério medieval por nós imaginado. O corpus incide sobre episódios da vida da Virgem, de Cristo e de alguns santos. Não é nosso intuito elaborar uma história da pintura portuguesa da época, mas sim uma amostragem de pintores e de temas importantes nas artes plásticas e dirigida a um vasto público. O nosso trabalho não é exaustivo; a sua finalidade é, antes, ajudar o leitor a conhecer e a observar algumas obras da pintura portuguesa.
Less